Nosso país é o maior produtor de soja do mundo, também ocupando a primeira posição no quesito exportação. Como reforça matéria da Agência FPA (Frente Parlamentar Agropecuária), essa commodity não só resulta em grãos para a alimentação humana, mas também é matéria-prima para muitos outros produtos, como farelo para a nutrição animal, óleo de cozinha, medicamentos e biodiesel.
Tamanha importância se reflete em números expressivos: segundo levantamento feito pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) referente à safra 2021/22, a produção do grão alcançou 123.829,5 milhões de toneladas em 40.921,9 milhões de hectares de área plantada, o equivalente a 3.026 kg/ha. Para a safra 2022/23, ainda de acordo com a CONAB, a expectativa é de recorde de produção, com 153,5 milhões de toneladas.
Quando olhamos individualmente, produtor a produtor, campo a campo, com suas singularidades e desafios, muitos se perguntam: por que a produtividade da soja varia?
Confira alguns pontos que podem fazer a diferença na produção, resultando em uma safra mais rentável:
Manejo Integrado de Pragas (MIP)
O Manejo Integrado de Pragas é uma abordagem que usa diferentes ferramentas integradas a fim de controlar pragas na safra. De acordo com a Embrapa, o uso de táticas de controle segue a relação custo/benefício e leva em conta o interesse e/ou o impacto sobre três aspectos: produtores, sociedade e o ambiente.
Segundo Circular Técnica da Embrapa, os resultados obtidos ao usar o MIP são o melhor manejo de pragas, aumento da produtividade e menor gasto com inseticidas, revertendo-se também em um menor impacto ambiental.
Entre as ferramentas utilizadas estão o uso de pano-de-batida, armadilhamento, controle cultural, controle comportamental, controle biológico, controle utilizando plantas resistentes e controle químico.
Qualidade do solo
O cuidado com o solo é fundamental para atingir sua maior qualidade e, consequentemente, o maior potencial de safra. Entre os diversos métodos de plantio, o plantio direto é o mais indicado para a soja, visto que salvaguarda a qualidade do solo.
O portal Mais Soja destaca a importância da rotação de culturas e também da produção de resíduos vegetais, que aumenta a matéria orgânica do solo e sua cobertura, protegendo contra erosão e escoamento superficial.
Tecnologia como suporte
Os avanços tecnológicos podem ser de grande valia para os produtores de soja. Recursos como sistemas e softwares auxiliam na otimização dos processos do campo, resolvendo problemas de produtividade. É importante ressaltar que a tecnologia é uma aliada, portanto é fundamental compreender, seguindo sempre instruções e avaliação especializada, as questões do campo de cada produtor a fim de que seja possível atingir melhores resultados.
Clique e confira mais informações sobre Neoguia, uma ferramenta inovadora que agiliza o dia a dia do produtor de soja.
Variedade utilizada
O melhoramento genético da soja permite que as sementes utilizadas atendam às exigências do produtor que pede por agilidade e excelência. A Neogen conta com variedades de perfis genéticos diversificados, possibilitando ao produtor que encontre a melhor opção para a sua área.
Todas as cultivares Neogen têm procedência garantida e certificação pelo Ministério da Agricultura, seguindo um critério de qualidade rígido que garante a melhor produtividade.
Conheça o portfólio completo da Neogen clicando aqui.
Saiba mais sobre o universo da soja
Acompanhe a Neogen em todos os canais digitais e fique por dentro de dicas, novidades e inovações. Siga no Facebook, Instagram e YouTube.
Confira também outros artigos do Blog Neogen.