Alcançar um bom resultado na safra de soja não se resume apenas a um excelente trabalho feito no campo até a hora de colher, mas também depende de uma série de cuidados no pós-colheita.
De acordo com informações da Embrapa, mesmo com a lavoura pronta e tendo sido conduzida da melhor forma, há diversas condições desafiadoras depois de colher, que precisam ser manejadas para fazer com que os grãos de soja mantenham sua qualidade até chegar ao produto final. Ainda segundo a Embrapa, há dados de que o desperdício na colheita de soja chega a 4% da produção e, a fim de evitar o máximo possível de perdas, selecionamos os principais cuidados que o produtor rural deve ter depois de realizar a colheita. Confira abaixo:
Armazenamento de grãos de soja em silos próprios
Para o produtor que tem silos próprios, é importante seguir algumas medidas. Antes dos grãos de soja serem armazenados, é preciso que estejam limpos e secos. Segundo informações do Mais Soja, a secagem, que pode ser natural ou artificial, é uma etapa importante para remover a água dos grãos, de forma que possam ser acondicionados adequadamente. O ideal é que a umidade esteja em 11% para armazenagens de até um ano e entre 9 e 10% para períodos maiores.
Na fase de armazenamento, é importante que o produtor se atente para as condições de temperatura e umidade, a fim de manter o baixo nível de água dos grãos, alcançado pela secagem. A ventilação dos grãos é uma das principais ações que colaboram para a manutenção de suas qualidades, já que contribui com a diminuição da temperatura. De acordo com o Mais Soja, o procedimento é o que se chama de “aeração de grãos armazenados”, que possibilita, por meios mecânicos, a circulação do ar no silo, mantendo equilibradas as condições de conservação.
Ainda em relação ao armazenamento, é igualmente importante manter cuidados para evitar pragas. A armazenagem pede um olhar atento e constante, monitorando as condições dos grãos semanalmente ou quinzenalmente, o que permite tomar medidas imediatas caso surja algum imprevisto.
Armazenamento de grãos de soja em silos terceirizados
No Brasil, é comum que produtores terceirizem os silos, já que essas estruturas, feitas para armazenar grãos da melhor forma, exigem investimentos altos.
No caso de usar silos terceirizados, é de fundamental importância buscar empresas de confiança, com boa reputação e capacidade de armazenamento. Além disso, atente-se para quais são as tecnologias envolvidas para manter a qualidade da soja armazenada, incluindo sistema de controle da temperatura, umidade, ventilação, bem como medidas fitossanitárias contra pragas. É igualmente importante se assegurar de que o silo terceirizado cumpra as normas de segurança e as regulamentações ambientais necessárias e também não se esquecer de levar em consideração a questão logística na relação custo x benefício.
Manejo do solo pós-colheita de soja
Na agricultura, tudo começa e termina no solo. Por isso, depois de realizada a colheita, é preciso cuidar da terra, visando a sua conservação e proteção para que a safra seguinte seja próspera.
Sendo assim, a preparação do solo é fundamental e, para que seja realizada da melhor forma, é preciso se atentar ao manejo adequado. Depois da colheita, é possível que sementes de espécies invasoras permaneçam no terreno. Como nesse momento não há cultivo de nenhuma cultura, as daninhas podem tomar conta da área. Para evitar esse cenário, indica-se distribuir restos de culturas, não realizar o descanso da terra (pousio), fazer o monitoramento constante da área e retirar as ervas daninhas que nascerem. É também possível semear uma cultura de cobertura, a fim de proteger o solo, dificultando a ação de pragas.
Herbicidas também podem ser usados, com o intuito de evitar o desenvolvimento de ervas daninhas, sempre respeitando os cuidados exigidos, as instruções de aplicação e o próprio calendário de cultura.
Sementes de soja certificadas
Vale lembrar que a escolha por sementes de procedência garantida é feita no início do processo produtivo, mas impacta em resultados tanto no campo como também no pós-colheita. A Neogen conta com uma ampla variedade de sementes certificadas pelo Ministério da Agricultura, resistentes a diferentes adversidades.
Conheça o portfólio completo da Neogen clicando aqui.
Saiba mais sobre o universo da soja
Acompanhe a Neogen em todos os canais digitais e fique por dentro de dicas, novidades e inovações. Siga no Facebook, Instagram e YouTube.
Confira também outros artigos do Blog Neogen.