É da semente que brota o sucesso de uma safra. A partir dela, a planta inicia seu ciclo, podendo alcançar elevados índices de produtividade. No entanto, o êxito da lavoura depende de inúmeros fatores, sendo a qualidade da semente de soja o mais relevante deles. 

Estudos realizados por pesquisadores da Embrapa apontam que sementes de alta qualidade proporcionam aumentos nos ganhos produtivos que variam de 10% a 15%, destacando a importância do uso de materiais de boa procedência. Além disso, plantas originadas de sementes de alto vigor tendem a exigir menos fertilizantes e defensivos agrícolas, têm um aproveitamento melhor dos recursos naturais e, consequentemente,  contribuem para uma agricultura mais sustentável. 

Uma cultivar de soja de alta qualidade carrega consigo atributos fundamentais para o desenvolvimento da cultura, como taxa de vigor, germinação, sanidade e pureza física e genética. Desse modo, a escolha da variedade ideal, aliada ao manejo correto e condições ambientais adequadas, contribui para o desenvolvimento de plantas robustas e com desempenho superior no campo. 

Características das sementes de alta qualidade

Conforme descreve a Embrapa, a qualidade da semente de soja é composta por quatro pilares, que impactam diretamente a produtividade da cultura. A seguir, detalhamos cada um deles: 

 

  • Qualidade fisiológica
    Esse atributo inclui características como o vigor e a germinação. A alta porcentagem de germinação refere-se à capacidade da semente em formar plântulas normais em condições adequadas de ambiente. Já o alto vigor, está relacionado ao seu potencial de gerar plântulas que apresentam bom desempenho mesmo em condições desfavoráveis.
  • Qualidade genética
    Representa a pureza genética do material, ou seja, sementes livres de mistura com outras variedades. Esse é um fator determinante para garantir maior uniformidade no campo, evitando que a plantação sofra interferência de cultivares com características diferentes e/ou inadequadas para as condições daquela área.
  • Qualidade sanitária
    Esse traço assegura que a semente seja livre de patógenos, como fungos, vírus, nematoides e bactérias, bem como propágulos de plantas daninhas. Os patógenos e propágulos podem causar perdas severas na lavoura, impactando drasticamente sua produtividade.
  • Qualidade física
    Essa particularidade garante que a semente seja livre de outros tipos de sementes e materiais inertes, como torrões, pedras ou restos de plantas. Esses elementos podem causar danos que comprometem tanto o desenvolvimento da cultura quanto seu manejo.

 

Para assegurar todos esses aspectos, no entanto, são necessários anos de estudo e pesquisa em melhoramento genético. O lançamento de um material é um processo que pode levar mais de uma década e exige, além de conhecimento aprofundado, uma boa estrutura, habilidade, recursos financeiros, conhecimento técnico específico e muito trabalho. 

Por esse motivo, a produção de sementes no Brasil é uma atividade que segue uma criteriosa regulamentação. As sementes certificadas, como as variedades presentes no portfólio Neogen, são produzidas conforme a normatização e submetidas ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). 

Muito além da semente certificada

O bom desempenho de uma cultivar depende, além das características genéticas, do manejo adequado em todas as etapas do processo agrícola. Materiais que apresentam alto potencial produtivo podem não se desenvolver conforme o esperado se não receberem o tratamento adequado.

Assim, é necessário estar atento à época de plantio, aos fatores edafoclimáticos e ao manejo fitossanitário da lavoura. A colheita no tempo correto, realizada com maquinário regulado e boas condições de beneficiamento e armazenamento também são fatores que contribuem com a manutenção da qualidade do grão de soja

O cuidado na escolha das cultivares e a atenção com o manejo são, então, fatores fundamentais para o sucesso da safra. Isso garante o estabelecimento de quantidades desejáveis de plantas por área e, consequentemente, bons níveis de produtividade. 

 

Gostou deste tema? Clique aqui e confira outros artigos sobre o agronegócio e o universo da soja! Veja também os nossos conteúdos exclusivos no Instagram, Facebook e YouTube.

Para encontrar a semente ideal para a sua área, acesse o portfólio 2024/2025 da Neogen.

 

Alejandro said: "Hola esto es una prueba de comentario".
A ferrugem-asiática da soja e os desafios da safra 2023/2024 - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] vazio sanitário é uma das medidas fitossanitárias previstas no Programa Nacional de Controle da Ferrugem […]".
Técnicas e recomendações para combater as plantas daninhas da soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] isso, quando falamos do manejo de doenças, pragas e daninhas, sempre devemos lembrar que o uso de sementes certificadas e de variedades recomendadas para cada região sojícola é […]".
Biotecnologia: o que é e qual a sua relevância para a soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] alguns casos, o produtor reduz significativamente o uso de químicos, o que ainda contribui para uma produção mais sustentável para o meio […]".
Saiba mais sobre controle de qualidade de sementes de soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Nesse sentido, uma das etapas mais importantes da safra é a escolha das sementes. Em nosso blog, você já conferiu um conteúdo que aborda alguns detalhes para se atentar ao escolher a cultivar de soja ideal: clique aqui para rever. […]".
Por que a produtividade da soja varia? - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Clique e confira mais informações sobre Neoguia, uma ferramenta inovadora que agiliza o dia a dia … […]".
Perdas na colheita da soja: como evitá-las? - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Além disso, é de suma importância o uso de sementes certificadas, livres de patógenos e desenvolvidas com controle de qualidade. A escolha da semente ideal é a origem do bom andamento da safra. […]".
Conexões que geram resultado na safra 2023/2024 - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Clique aqui e confira um artigo completo que te ensina como aproveitar as possibilidades de Neoguia. Acesse neoguia.online e experimente agora mesmo! […]".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter

    Sugestão de tema

      Assine nossa newsletter