Comemorado em 28 de julho, o Dia do Agricultor é uma oportunidade de celebrar a importância do profissional essencial para o país, da origem à evolução da agricultura.  

A data foi criada em 1966, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em função do centenário da criação do Ministério da Agricultura, e homenageia os mais de 4,06 milhões de produtores rurais que existem hoje no Brasil, cultivando mais de 63 milhões de hectares espalhados pelo país. Os dados são do Censo Agropecuário, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ofício do agricultor, que envolve o cuidado com o solo, escolha das sementes, plantio e colheita, vai além dos alimentos. Ele produz a comida que chega à mesa das pessoas — como grãos, frutas e verduras —, mas também matérias-primas essenciais para diversas indústrias e áreas da economia, incluindo a têxtil, de combustíveis e de cosméticos. 

O setor, que emprega mais de 19 milhões de pessoas, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), é um dos pilares da economia brasileira. O país produziu 319,9 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023 e exportou mais de 193 milhões de toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

A evolução tecnológica da agricultura

Desde a origem, muita coisa mudou. A agricultura foi fortemente influenciada pela tecnologia e os agricultores se modernizaram, transformando também a forma de se produzir alimentos. Segundo a Embrapa, a partir da década de 1970 foram observadas inúmeras mudanças na agricultura brasileira, motivadas pelo uso das novas ferramentas. De 2000 a 2016, por exemplo, 76,5% do crescimento na produção pode ser atribuído à melhoria na produtividade devido às inovações.

O ramo agrícola no Brasil está em constante transformação para atender a crescente demanda por alimentos, especialmente em um mundo que, segundo estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), abrigará 9,1 bilhões de pessoas até 2050.

Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria empresarial McKinsey, por exemplo, revelou que os produtores brasileiros são mais digitalizados do que os americanos e europeus, com uma taxa que gira em torno de 40%. O estudo mostra ainda que 71% deles usam o meio digital em sua jornada de compra de insumos.

Importância econômica

A agricultura é, inquestionavelmente, uma grande impulsionadora da economia. Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil fechou 2023 apresentando uma alta de 2,9% em relação ao ano de 2022, totalizando R$ 10,9 trilhões. Os números foram fortemente influenciados pelo agronegócio  — que cresceu 15,1% de 2022 para 2023 —, especialmente pela agricultura

Várias culturas registraram crescimento de produção no ano de 2023, tendo como destaque a soja (27,1%) e o milho (19,0%), que alcançaram produções recordes na série histórica

O agricultor brasileiro move o país

O esforço e a dedicação dos agricultores são essenciais para garantir a prosperidade do setor agrícola. Graças aos produtores, o país é uma potência mundial na produção e exportação de alimentos.

Agradecemos a todos os profissionais que fazem o agro evoluir de forma constante. Em especial, os produtores que confiam na Neogen, produzindo, alimentando e abastecendo o país e o mundo.

 

Um Feliz Dia do Agricultor a todos! 

 

Gostou deste tema? Clique aqui e confira outros artigos sobre o agronegócio e o universo da soja! Veja também os nossos conteúdos exclusivos no Instagram, Facebook e YouTube.

Para encontrar a semente ideal para a sua área, acesse o portfólio 2024/2025 da Neogen.

Alejandro said: "Hola esto es una prueba de comentario".
A ferrugem-asiática da soja e os desafios da safra 2023/2024 - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] vazio sanitário é uma das medidas fitossanitárias previstas no Programa Nacional de Controle da Ferrugem […]".
Técnicas e recomendações para combater as plantas daninhas da soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] isso, quando falamos do manejo de doenças, pragas e daninhas, sempre devemos lembrar que o uso de sementes certificadas e de variedades recomendadas para cada região sojícola é […]".
Biotecnologia: o que é e qual a sua relevância para a soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] alguns casos, o produtor reduz significativamente o uso de químicos, o que ainda contribui para uma produção mais sustentável para o meio […]".
Saiba mais sobre controle de qualidade de sementes de soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Nesse sentido, uma das etapas mais importantes da safra é a escolha das sementes. Em nosso blog, você já conferiu um conteúdo que aborda alguns detalhes para se atentar ao escolher a cultivar de soja ideal: clique aqui para rever. […]".
Por que a produtividade da soja varia? - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Clique e confira mais informações sobre Neoguia, uma ferramenta inovadora que agiliza o dia a dia … […]".
Perdas na colheita da soja: como evitá-las? - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Além disso, é de suma importância o uso de sementes certificadas, livres de patógenos e desenvolvidas com controle de qualidade. A escolha da semente ideal é a origem do bom andamento da safra. […]".
Conexões que geram resultado na safra 2023/2024 - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Clique aqui e confira um artigo completo que te ensina como aproveitar as possibilidades de Neoguia. Acesse neoguia.online e experimente agora mesmo! […]".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter

    Sugestão de tema

      Assine nossa newsletter