Neste artigo, vamos conversar sobre uma das principais práticas que otimizam a colheita da soja: a dessecação. A seguir, você irá conferir as respostas para as principais dúvidas sobre esse processo, seus benefícios e orientações.
A. O que é a dessecação pré-colheita?
De acordo com a Embrapa, a dessecação é uma prática agrícola que visa uniformizar a maturação da lavoura de soja antes da etapa da colheita.
A prática consiste em acelerar a secagem das plantas através do uso de herbicidas dessecantes, o que consequentemente promove a uniformidade no índice de umidade dos grãos de soja.
B. Quais os benefícios da dessecação pré-colheita?
A dessecação permite antecipar a colheita, contribuindo para o planejamento da safra, já que é possível definir, com mais assertividade, as condições ideais – climáticas, ambientais, econômicas – para essa etapa. Por exemplo: caso a região produtora vá enfrentar uma forte onda de chuvas, prevista meteorologicamente, é possível adiantar a colheita e programar-se para efetuá-la no clima ideal.
Além disso, a dessecação pré-colheita faz com que a operação se torne mais eficiente, facilitando a passagem do maquinário em campo e evitando perdas e danos aos grãos.
Vale ainda pontuar que, com a redução e uniformização na umidade dos grãos colhidos, é possível ainda reduzir custos/esforços com a secagem pós-colheita – estratégia recorrente para o armazenamento. Segundo a Embrapa, os grãos de soja devem ser armazenados sob o teor de umidade abaixo de 13%.
C. Quando a dessecação pré-colheita é indicada?
Recomenda-se a dessecação para o agricultor que precisa antecipar a colheita e/ou uniformizar os grãos em maturação e umidade.
A Embrapa orienta que a dessecação seja realizada no estágio R7 de desenvolvimento da cultura, quando os grãos já atingiram o máximo acúmulo de matéria seca, o que torna o processo mais seguro à lavoura.
D. Como fazer a dessecação pré-colheita?
A dessecação é feita com a aplicação de herbicidas dessecantes por pulverizadores terrestres ou aéreos, visando a máxima uniformidade da cobertura.
Assim como a aplicação de qualquer defensivo em campo, é preciso evitar o processo em dias chuvosos e/ou de ventos fortes, já que essas condições podem atrapalhar a absorção do herbicida e ocasionar a sua deriva.
No Brasil, é obrigatório o respeito ao intervalo mínimo de tempo entre a dessecação e a colheita, que varia entre cada produto e a dosagem ministrada. Essa medida visa evitar possíveis resíduos do herbicida nos grãos de soja.
Em resumo
A dessecação permite que a soja seja colhida no tempo ideal para o planejamento do agricultor e em relação às condições do ambiente produtivo. O processo é feito comumente no estágio R7, com o uso de herbicidas, e deve levar em conta o intervalo obrigatório entre a aplicação do defensivo e a colheita.
Você tem alguma outra dúvida sobre este tema? Navegue pelo Blog Neogen e confira mais informações e dicas úteis para a colheita da soja! Veja também os nossos conteúdos exclusivos no Instagram, Facebook e YouTube.
Clique aqui e confira o portfólio de sementes da Neogen para a sua região!